A NOSSA PÁGINA

Estamos a introduzir informação sobre os ex-seminaristas combonianos, na página OS EX.
O objectivo principal é facilitar o contacto entre nós.

Gostarias de disponibilizar informações tuas nesta página?
contacta-nos através do "email" excombonianos@gmail.com.

Adicionados:
Agostinho Rodrigues Marques, António Rodrigues Gomes,
Belarmino Guerra, Fernando Rato, Fernando Silva, Herculano Rodrigues Borges,
José Luís Gonçalves Serafim, Paulo Costa e Ulisses Pereira.

sábado, 8 de maio de 2010

COMBONIANOS E ESTADO NOVO

Os Combonianos e o Estado Novo: um texto de Carlos Neves Sobrinho, Missionário comboniano, de Março de 2009. Encontrado no blogue Xiconhoca.

Termina com uma citação de Salazar: num cartão autografado enviado a Fernanda Jardim, fundadora da Cáritas Portuguesa, Salazar escrevia:
«É de escandalizar o último número de uma pequena revista, «Além-Mar», duns padres (italianos?) de Carcavelos (não era Carcavelos, mas sim Paço de Arcos – ndR), membros de uma ordem missionária. A estes não pode ser permitido irem para a África e é duvidoso que possam continuar aqui. A revista foi apreendida. O pior é que eles não inventaram a doutrina: ela é ensinada na universidade pontifícia. Aqui há uma incompatibilidade absoluta entre os católicos portugueses ou portugueses católicos e os católicos sem pátria. Penso que o problema tem de ser visto com cuidado pelo Episcopado, que aliás julgo confessar-se todo português, como tenho visto nalgumas pastorais.»

1 comentário:

  1. Claro os católicos portugueses, por serem portugueses, são, sem dúvida, mais católicos...Então não sabiam que o catolicismo nasceu na lusa pátria!!!!
    Perdoai-lhes, Senhor ...

    ResponderEliminar